O Gabi adotou uma Praça!

Praça e Placa Logo Gabi

O patrimônio público, como o próprio nome diz, é de todos. Isso significa que todas as pessoas têm o dever de cuidar dele e, claro, se beneficiar de tudo o que ele proporciona.

Cada vez que joga-se lixo na rua ou há descarte de móveis e outros objetos similares em pontos públicos, estamos causando prejuízo a nós mesmos. E as consequências são inevitáveis: enchentes, doenças, um visual horrível, etc.

Com o objetivo de colaborar com a melhoria de nosso espaço, o Gabi adotou uma praça.  Acompanhe a seguir os detalhes e resultados dessa iniciativa que, esperamos, possa inspirar outras instituições espíritas de nosso país.

 

Mutirão, em 2018, dá início à transformação

No dia 2 de novembro de 2018 , uma equipe do Gabi (vide foto abaixo com parte dos participantes) colocou a mão na massa para a transformação, afinal, se o Gabi adotou uma praça, era preciso transformá-la!

Mutirao 2Nov18

Após um dia inteiro de muito trabalho, o resultado já podia ser notado. O mato alto foi arrancado, o lixo retirado – na foto abaixo, é possível ver que o lixo não coube em uma caçamba – e a praça já estava com outro aspecto.

Dia 1 2Nov18

Além de ter deixado o espaço bem mais agradável, o mutirão proporcionou momentos muito especiais entre as pessoas da comunidade e a nossa equipe, incentivando o trabalho que estava sendo realizado.

O Gabi adotou uma praça: o que mudou para a comunidade?

Com o trabalho desse mutirão, era preciso aguardar  a grama crescer para que o espaço ficasse mais bonito e agradável. Mas, os moradores da região já começaram a se beneficiar do trabalho executado.

Antes da mudança, a praça estava com problemas de iluminação  e, também, com o mato muito alto. Ambos os problemas geravam falta de segurança às pessoas que transitavam pelo local.

Após o Gabi ter adotado a praça, porém, o mato foi substituído por grama amendoim, deixando o espaço livre do mato alto, e a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilhermeprovidenciou a troca da iluminação.

Resultado: mais segurança, além de local limpo e agradável, para a comunidade!

Antes Depois 1

 

O Gabi adotou uma praça. E agora?

Quando o Gabiadotou uma praça, a ideia foi exercer sua cidadania – e sair do discurso para a prática!

Mas, claro, é necessário continuar com os cuidados periódicos onde o mato é retirado, o lixo é recolhido, entre outras tarefas realizadas para que a praça fique cada vez nais bonita e possa ser um espaço agradável para toda a comunidade.

Por isso, quanto mais pessoas colaborarem com essa tarefa, melhor será. E essa ajuda pode ser feita de muitas formas, mas, principalmente, colaborando nos dias de recolher lixo no local – informe-se no Gabi o dia desse mutirão.

Atualmente, é pouco o lixo jogado na praça e, um grupo consegue recolher em pouco tempo. Já os entulhos e móveis descartados no espaço são recolhidos pela equipe de limpeza da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme após contatarmos os responsáveis.

Antes e Depois 2

 

O Gabi adotou uma praça: Praça Otacílio Vieira!

A praça adotada pelo Centro Espírita Gabriel Ferreira (centro espírita na zona norte de São Paulo) é a Praça é Otacílio Vieira , Vila Maria Alta (perto do endereço do Gabi, na Rua Kaneda) – veja as atividades do Gabi em 2020 e participe.

Antes e Depois 3

Para saber mais sobre esse projeto de cidadania, conhecer as atividades do Gabi e participar de nossas iniciativas, fale conosco!

Deixe uma resposta