Galeria Espírita preserva a memória e estimula a cultura

Galeria Espirita

Galeria Espírita Vasículo Gomes, espaço cultural e histórico do Centro Espírita Gabriel Ferreira, situado na Vila Maria, zona norte de São Paulo/SP.

Você conhece a Galeria Espírita Vasículo Gomes? Ela funciona no piso inferior do Centro Espírita Gabriel Ferreira, Gabi, localizado na Vila Maria (zona norte de São Paulo).

Siga na leitura e descubra os segredos da Galeria Espírita Vasículo Gomes, um espaço que preserva a memória espírita e é voltado à cultura.

 

Galeria Espírita: espaço de cultura e centro de memória

Criada para resgatar e perpetuar a história do Centro Espírita Gabriel Ferreira e para contar um pouco do histórico do Espiritismo, é um espaço simples, mas organizado com muito carinho.

Inaugurada em 2006 a Galeria Espírita do Gabi possui livros antigos, fotos, móveis e outros itens que formam um acervo bastante interessante.

Entre as preciosidades expostas ao público temos cópia da ata de fundação do Centro Espírita Gabriel Ferreira (o Gabi), a caixa de madeira que servia para receber donativos em décadas passadas e alguns livros antigos e raros.

Nada se compara, contudo, ao exemplar do livro «O Spiritismo no Brazil e em Portugal», de Angeli Torterolli, publicado no ano de 1896 – provavelmente o único exemplar que existe no Brasil, e, talvez, no mundo.

 

Galeria Espírita Vasículo Gomes: fonte de pesquisa para pesquisadores

E foi exatamente por causa dessa obra tão rara que o historiador Fausto Nogueira, que desenvolveu sua tese de Doutorado em História sobre o Espiritismo no Brasil até 1930, visitou a Galeria Espírita em 2014. “Fiquei encantado em conhecer a Galeria Espírita Vasículo Gomes. Ela está muito bem estruturada, é agradável e demonstra a responsabilidade do Centro Espírita Gabriel Ferreira perante a divulgação da Doutrina”, afirmou Fausto.

Na Galeria Espírita do Gabi, Paulo Henrique de Figueiredo também teve acesso ao conteúdo dessa obra rara, o que foi fundamental para a conclusão de seu livro “Autonomia – A história jamais contada do Espiritismo” (lançado no final de 2019, com excelente recepção do movimento espírita).

Recebemos, ainda, Célia Tamura, que desenvolveu seu trabalho de conclusão do curso de Biblioteconomia. Segundo ela, seu trabalho sobre «construção de memórias de instituições de terceiro setor», foi inspirado pelo nosso espaço. “Conheci a galeria quando vim ao Gabi fazer um curso para Educadores Espíritas Infantojuvenis e fiquei apaixonada. Ao chegar a hora de elaborar meu TCC, imediatamente me lembrei dela”.

 

Todos os pesquisadores elogiaram a Galeria Espírita Vasículo Gomes, não só pelo acervo, mas pela organização e conservação. Segundo eles, uma instituição espírita que se preocupa com sua história e do Espiritismo está cumprindo muito bem seu papel de divulgar o Espiritismo.

Para finalizar este texto, repetimos a mesma pergunta inicial: você, conhece a Galeria Espírita Vasículo Gomes, do Gabi – Centro Espírita Gabriel Ferreira? Ela aguarda sua visita nos dias de eventos e de reuniões públicas (2ª feira, 20 horas, sexta, 20:15 horas). Fale conosco e agenda uma visita!

Deixe uma resposta