Entenda porque Bazar Beneficente é tão importante

Bazar Fev 2019

Muitas Casas Espíritas realizam Bazar Beneficente, uma atividade que pode parecer simples, mas que envolve muito trabalho e produz muitos benefícios. Siga na leitura e entenda porque Bazar Beneficente é importante,

1. Proporciona verba para a Casa Espírita

Toda Casa Espírita precisa de recursos para se manter. Entre as despesas recorrentes, que não podem deixar de serem bancadas, podemos destacar: gastos com água, energia, manutenção, produtos de higiene e limpeza, materiais descartáveis.

Além disso, é preciso reserva para casos de imprevistos como problemas de encanamento, eletricidade ou outro tipo de manutenção – especialmente quando a construção é antiga.

É preciso ter verba em caixa para essas necessidades e uma das fontes é o Bazar Beneficente – um bom quadro de associados que colaborem mensalmente também é muito importante!

2. Oferece produtos a pessoas de baixa renda

Quem participa de um Bazar sabe que grande parte do público é composta por pessoas que não têm condições de comprar produtos novos ou de valor altos.

Assim, oferecer roupas, calçados, brinquedos, acessórios, artigos para casa, entre outros, com preços simbólicos, permite que esse público adquira o que precisa, com o dinheiro que podem gastar – algo que respeita a dignidade de todos.

3. Promove a reciclagem e colabora com a natureza

O Bazar Beneficente é fruto de doações que não servem mais para uma pessoa, mas que ainda está em boas condições. Ou seja, ao invés de ficar ocupando espaço – e parar no  em algum momento -, ele é aproveitado por quem precisa, em uma espécie de reciclagem que ajuda o meio ambiente.

4. Ajuda outros Bazares Beneficentes 

Muitas doações que não saem em nosso Bazar Beneficente são encaminhadas para outras instituições espíritas, evitando desperdícios e auxiliando outras Casas -periodicamente quantidades relevantes são doadas às Casas André Luiz que tem equipe para consertos e restauro.

 

O Bazar Beneficente do Gabi

Realizado bimestralmente, o Bazar Beneficente do Centro Espírita Gabriel Ferreira acontece na sede de nossa instituição (na Vila Maria Alta, zona norte da capital paulista) teve início nos anos 80 – uma ação pioneira na região – e funciona com doações de muitas pessoas.

Após chegar ao Gabi, as doações passam por uma triagem rigorosa para excluir itens que não têm condições de serem colocados à venda – meia sem par, roupas rasgadas, sapatos furados ainda surgem no meio de doações de qualidade, infelizmente.

Depois são organizadas no espaço (como pode ser visto na foto que ilustra este post) para o dia do Bazar Beneficente – depois das vendas, a equipe de triagem refaz o trabalho, organizando tudo novamente e separando eventuais produtos a serem passados para outras instituições.

Todo esse trabalho tem dupla importância. É uma importante ação social e gera recursos para o Gabi.

 

Você pode colaborar com o Bazar Beneficente do Gabi doando produtos em bom estado e ajudando no trabalho – triagem e vendas: basta falar conosco. E aproveite para conhecer melhor as atividades realizadas no Gabi, lendo o artigo “2020 no Gabi: o que vem por aí“.

Deixe uma resposta