Sorria: você está vivendo e aprendendo!

Sorria

Todos os dias ao acordarmos temos uma decisão a tomar: enfrentar os desafios com energia, buscando a solução possível, ou ficar com mau humor – o que não soluciona nada.

A opção é nossa e devemos lembrar: estamos aqui, em mais uma encarnação, vivendo e aprendendo!

Desafios são necessários para nossa evolução

Alguns acontecimentos em nosso país e no mundo nos levam a crer que vivemos dias um tanto difíceis. Desigualdade, violência, intolerância, preconceito, miséria… poderíamos continuar com essa lista e ela ficaria muito longa, é bem verdade.

E, claro, não podemos fechar os olhos para esses acontecimentos, como se não existissem. Eles estão aí e é preciso encará-los, mas com o cuidado para que não tirem nossa alegria de viver.

Cada pessoa, cada família, cada grupo tem seus próprios desafios, que podem mudar de tempos em tempos. Isso é natural porque vivemos em um mundo de prova e expiações, onde obstáculos são instrumentos de elevação – estar encarnado é estar vivendo e aprendendo!

E convém lembrar: esses desafios não são castigos Divinos, mas o resultado de nossas escolhas em algum momento de nossa caminhada evolutiva – nesta ou em outra encarnação.

Sim, nosso livre arbítrio nos torna artífices de nosso próprio destino.

A Doutrina Espírita ajuda a superar os desafios

Devemos estar atentos e fazer todo o possível para atravessarmos as fase difíceis que enfrentamos.

Nesse processo, contar com o apoio de familiares e amigos é essencial. Assim como manter a esperança e o sorriso, lembrando que a nossa semeadura é a responsável pela colheita no futuro.

Temos o Espiritismo a nos guiar, a nos fortalecer e a nos mostrar que, no final, estamos caminhando para o progresso que aguarda a todos.

A fé raciocinada proporcionada pela Doutrina Espírita – e encontrada em Casas Espíritas, como o Gabi – nos ajuda a entender os acontecimentos, ao mesmo tempo que nos fortalece para enfrentá-los. Tudo porque sabemos que estamos vivendo e aprendendo, traçando nosso caminho – e que depende de nós que esse caminho, no futuro, seja melhor.

Vivendo e aprendendo: um mundo melhor depende de cada um de nós

Nossas decisões afetam nosso caminho e os que estão a nossa volta, família, amigos, sociedade também. Não podemos nos esquecer, portanto, que nosso compromisso com a melhoria começa por nós mesmos, mas deve envolver nosso papel como cidadãos.

Atitudes que podem parecer pequenas, como consumo consciente (água, energia, produtos em geral), cuidado com descarte de lixo e colaboração com causas que consideramos importantes devem fazer parte de nossa rotina.

Nesse sentido, a Casa Espírita – como o Gabi, Centro Espírita na zona norte de São Paulo – oferece opções de trabalho voluntário que ajudam pessoas que precisam de algum tipo de apoio, mas que começam por ajudar a nós mesmos – realizando uma tarefa positiva, vamos vivendo e aprendendo muito também!

 

Lembremo-nos: não é a primeira vez, provavelmente não será a última, que passamos por desafios.

Vamos enfrentá-los com coragem, sabedoria, trabalho e alegria. Afinal, cara fechada e pessimismo jamais melhora coisa alguma, pelo contrário: mina nossas forças e nos deixa mais vulneráveis.

Vivendo e aprendendo, vamos construindo um futuro melhor para nós e para os que nos rodeiam, enfrentando desafios, superando-os e nos tornando mais fortes – e felizes!

Sigamos em frente com esperança, coragem e um belo sorriso estampado no rosto. O Gabi está a postos – na Rua Kaneda, 474 , Vila Maria Alta, zona norte de SP – para ser um ponto de apoio. Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta