Porque o Espiritismo ajuda a superar dificuldades

Dificuldades

A adversidade é condição de vida. Todas as pessoas, independente de idade, sexo, condições financeiras ou nível intelectual experimentam, durante a jornada terrena, algum tipo de dificuldade.

A boa notícia é que, como diz o ditado popular, podemos transformar o limão em uma gostosa limonada. Leia o artigo e descubra como o Espiritismo ajuda a superar dificuldades.

 

As dificuldades podem ser individuais ou coletivas

Há momentos em que nossas dificuldades ganham contorno de coletividade, levando muitas pessoas, até mesmo uma nação ou continente, a lidar com obstáculos de forma conjunta.

É o caso de um acidente que vitima grande número de pessoas, levando a tragédia a afetar muitas pessoas ou de enchentes, incêndios, etc.

Outros exemplos são a crise econômica profunda, altos índices de corrupção com perdas enormes de dinheiro público, crise de água e energia, serviços públicos como saúde, educação e segurança sempre muito aquém do desejado (e merecido) pela população – isso para ficar em apenas alguns itens.

Infelizmente, os problemas não são privilégio do Brasil, mas podem ser observados, em vários níveis e formas, nas mais variadas sociedades de nosso planeta.

Mas, como tudo tem um lado positivo, mesmo diante dos problemas, além do aprendizado proporcionado, essas situações acabam por despertar na população o desejo de solidariedade, de ajuda ao próximo.

Sem contar, que costumam proporcionar melhorias, gerando benefícios às pessoas. Um dos maiores incêndios ocorridos no país, o do Edifício Joelma, no centro de São Paulo, vitimou muitas pessoas e marcou a vida de muitas famílias. Porém, ele revolucionou a segurança nos prédios brasileiros, que passaram a adotar sistemas contra incêndio e outros benefícios para preservação de vidas.

E mesmo quando essas situações adversas resultam em dor, o Espiritismo ajuda a superar dificuldades com sua mensagem esclarecedora pautada no bom senso e no raciocínio.

 

Como o Espiritismo ajuda a superar dificuldades

Diante das adversidades, é comum surgir o pessimismo. Um sentimento de descrença e desânimo, que nos leva a pensar de que forma o Espiritismo ajuda a superar dificuldades da vida.

Vejamos a seguir, algumas formas pelas quais a Doutrina Espírita ajuda muito nesses momentos.

  1. A Lei do Progresso está constantemente em ação
    Em primeiro lugar, o Espiritismo nos ensina que estamos subordinados à Lei do Progresso e que, por mais que pareça o contrário, nosso planeta está caminhando rumo ao amadurecimento e melhorias.
  2. O frio é proporcional ao tamanho do cobertor
    O conhecimento do Espiritismo ajuda a superar dificuldades quando nos dá conta de que jamais nos é dado um desafio que não tenhamos condições de superar. Ser otimista é importante, uma vez que os pensamentos negativos “sugam” nossas energias sem oferecer nenhuma solução para os problemas.
  3. O poder da prece e da fé
    Como sempre e em todas as situações, a prece está ao nosso alcance, devendo ser estendidas pelo planeta, país, governantes, por todos nós, enfim. Ela nos fortalece e, com fé, temos condições de enfrentar os dissabores, vencendo-os mesmo que de modo lento.
  4. Somos agentes da transformação desejada
    Não bastam o pensamento positivo e a prece para mudarmos as situações nefastas. O Espiritismo ajuda a superar dificuldades quando nos ensina a necessidade de trabalharmos para criarmos um cenário ideal para as transformações. Quando nos ensina que é preciso renovar nosso entusiasmo, buscar conhecimento e trabalharmos com afinco para dar espaço para que as coisas boas cheguem até nós – e aos outros.

Os ensinamentos espíritas nos fortalecem e motivam a caminhar em frente, sempre. Conhecê-los e praticá-los é essencial e, para isso, participar de um grupo espírita facilita a assimilação dos conceitos. Conheça o Gabi – Centro Espírita Gabriel Ferreira -, na zona norte da capital paulista, e entenda os fundamentos doutrinários.

 

Vivemos em um planeta onde os desafios ainda são constantes, sendo essencial assumir o papel de colaboradores na construção da sociedade que desejamos viver e deixar para as próximas gerações.

As ações para um mundo melhor começam em nós, mas ganharão a força necessária para mudanças quando ampliadas para os que nos rodeiam. Com essa preciosa lição, o Espiritismo ajuda a superar dificuldades e mais: fortalece e aumenta nossa certeza de que tudo, afinal, pode ser utilizado para nossa evolução espiritual.

E, você, já esteve diante de desafios? Como o Espiritismo ajudou a superar dificuldades de sua vida? Compartilhe conosco sua experiência!

Deixe uma resposta