NOSSA HISTÓRIA

Aparecida Faria (duas primeiras fotos), fundadora do Gabi, e Maria Mineira, sua amiga e sucessora – ainda trabalha na instituição.

No final da década de 40, a dona de casa Aparecida Faria (duas primeiras fotos), juntamente com seus amigos Maria  Mineira (terceira foto), Roque Pereira de Castro, Sebastião de Paula, José Adriano, Djaniro Abrante, Virgínia Moraes, entre outros, formou um grupo para estudar a Doutrina Espírita, utilizando as dependências de seu próprio lar. Nascia, então, em10 de agosto de 1948, o Centro Espírita Gabriel Ferreira, assim batizado em homenagem ao mentor espiritual da Sra. Faria.

Em pouco tempo, em virtude, principalmente, do trabalho de “cura” realizado pela patrona da Casa, o público tornou-se muito grande, inviabilizando o atendimento na residência de Aparecida e, então, com o consentimento da própria proprietária foi construído um salão na frente do terreno e da casa da médium.

Não tardou muito para que o CE Gabriel Ferreira começasse a oferecer ao público reuniões de estudo, mediúnicas e de assistência espiritual. Paralelamente aos estudos e trabalhos espíritas, a Casa oferecia ao público carente, cestas básicas, roupas, calçados, e até mesmo uma Creche, que funcionou entre os anos de 1981 e 1983 – tendo cuidado de até 19 crianças entre 1 mês e 2 anos de idade -, fechando em função do alto custo que tornou o projeto inviável. 

O grupo foi crescendo e a necessidade de haver um espaço maior e exclusivo para as reuniões levou Aparecida e seus amigos a realizarem uma campanha para adquirir uma sede própria, fora da Casa da fundadora e, no começo dos anos 60, a sede é transferida para o local atual – sem o salão superior, construído posteriormente. Pouco tempo depois, em 21 de novembro de 1967, desencarna  Aparecida Faria. 

No decorrer dos anos mudanças foram sendo efetuadas, sempre com o intuito de atender da melhor forma possível todos os que procuram esta Casa Espírita. Prova de que o objetivo de seus fundadores, difundir o Espiritismo e auxiliar os menos favorecidos, continua sendo mantido.

Representado por uma Diretoria, eleita a cada três anos por seus associados, o Centro Espírita Gabriel Ferreira, pertence à USE (União das Sociedades Espíritas), Distrital Vila Maria, colaborando na difusão e preservação da coerência doutrinária e participando ativamente do Movimento Espírita em São Paulo.

Comments are closed.