O Associado e o Centro Espírita

Papel dos Associados na Casa Espíritas

Associados são muito importantes nas Casas Espíritas, incluindo no Gabriel Ferreira, na Vila Maria – São Paulo/SP.

 

Toda Casa Espírita tem um estatuto que direciona sua conduta. Entre as informações, ele dispõe sobre as pessoas que podem participar da quadro associativo. 

Pela importância do tema, abordamos neste post quem são e qual o papel do Associado do Centro Espírita na organização da instituição.  Boa leitura!

Quem é, afinal, o Associado da Casa Espírita?

O associado é uma pessoa que participa efetivamente da Instituição e colabora mensalmente com um valor mínimo – no Centro Espírita Gabriel Ferreira – Centro Espírita situado na Vila Maria, zona norte de São Paulo – o valor mínimo é de apenas R$ 5,00.

Esse valor é usado para as despesas gerais da instituição que tem gastos regulares como pagamento de contas de água e de luz, limpeza para manter o Gabi sempre agradável e aconchegante, despesas com manutenção de toda a estrutura física, etc.

Qual a importância do Associado?

Para começar são os associados que votam na Diretoria Executiva que comanda os rumos da organização. Do quadro de Associados (mediante período determinado no Estatuto), saem essas pessoas que comporão a Diretoria.

Ou seja, os associados são essenciais para garantir que a Casa Espírita seja dirigida de modo correto, ético e, claro, sempre pautada na coerência doutrinária.

Como fazer para se tornar um Associado?

Procure o Dirigente da reunião que participa e preencha a ficha de adesão, com os dados como nome e endereço.

A partir daí, basta manter em dia sua mensalidade e atender as convocações. O pagamento pode ser feito mensalmente, trimestralmente ou até pagar o valor anual de uma só vez – o associado escolhe a melhor maneira e o melhor dia para acerto do valor, no caso de mensalidades.

 

Que mais se espera do Associado?

Para começar, espera-se que estude a Doutrina Espírita e colabore para que o Centro Espírita cumpra seu principal objetivo de estudar e divulgar o Espiritismo às pessoas de todas as idades.

Também é desejável que participe, na medida do possível, das atividades desenvolvidas pela Instituição e que seja atento e zele pela coerência doutrinária em todas as iniciativas da Instituição.

O Associado também deve colaborar com sugestões que visem a melhoria constante da Casa e do Movimento Espírita. Ou seja, deve participar de modo ativo e fraternal da instituição para que ela se mantenha sempre no caminho proposto quando de sua fundação.

 

Ficou interessado em ser sócio do Gabi? É muito simples: basta procurar uma pessoa da Diretoria e se associar! Se preferir, pode ser sócio contribuinte, sem participar da Casa, depositando o valor de colaboração em conta corrente do CE Gabriel Ferreira. Fale conosco e saiba mais.
 

One Comment

  1. Pingback: 5 filmes para assistir com a família durante a quarentena – Centro Espírita Gabriel Ferreira, Gabi

Deixe um comentário