Sugestões são instrumentos importantes

Sugestões ajudam a construir as atividades do Gabi.

Sugestões são essenciais na construção de um trabalho em comum. O Gabi aguarda as suas!

O Centro Espírita Gabriel Ferreira, localizado na zona norte de São Paulo, tem convicção que uma instituição que existe para divulgar e estudar o Espiritismo precisa colocar em prática os ensinamentos em suas ações. Nesse cenário, valoriza –  estimula – a participação de todos os seus participantes através de sugestões que visem aprimorar suas atividades.

Podem ser temas para palestras, expositores que gostaria de ouvir, livros para o “Clube da Leitura”, filmes para nosso “Cine Gabi”. E não para por aí: também queremos conhecer sugestões para eventos, seminários, cursos etc.

Sugestões ajudam a construir o trabalho da Casa Espírita

Um Centro Espírita é fruto de trabalho coletivo, portanto, todos têm o direito de participar. Para que esse processo seja o mais produtivo possível, porém, convém lembrar que as sugestões precisam ser pensadas para o bem da coletividade. Assim, se uma ideia for boa para um grupo, mas atrapalhar outras tarefas, provavelmente precisará ser repensada, de modo a obedecer o critério geral.

Veja a seguir alguns lembretes importantes.

Temos um objetivo a seguir

O Centro Espírita Gabriel Ferreira, como todo Centro Espírita, tem por objetivo principal o estudo e a divulgação da Doutrina Espírita. Assim, todas as suas atividades seguem os ensinamentos contidos na Codificação e qualquer sugestão que seja contrária à coerência doutrinária.

Todas sugestões são analisadas

Todas as sugestões ou críticas são analisadas com base do item anterior e, ainda, levando em conta toda a estrutura instituição. 

Vejamos alguns exemplos. Se surgir a ideia de aplicação de Reike dentro das atividades, ela será automaticamente descartada, uma vez que o Reike não é uma prática espírita – nesse caso, no Centro Espírita só deve haver espaço para aplicação de Passe.

Outro exemplo para ilustrar esse item é a abordagem de temas variados com base em obras que sejam conflitantes com a Codificação – mesmo que o autor seja muito conhecido, havendo incoerência, não pode ser usado como base para estudos doutrinários.

As sugestões levam em conta o panorama geral do Gabi

Os temas de palestras e outras atividades são baseados nas necessidades da instituição, isto é, para atender nosso público. Também são levados em conta temas atuais da sociedade.

Os expositores e/ou facilitadores devem ter conhecimento da Codificação

Nem sempre o expositor que desejamos ouvir tem disponibilidade em sua agenda.

Contudo, temos  o cuidado de convidar companheiros capacitados a falarem sobre temas diversos, com a qualidade que a Doutrina merece.

Assim, a norma de nossa Casa Espírita é convidar companheiros que pautem seu trabalho nas informações contidas nos fundamentos da Doutrina Espírita, contidos nos livros assinados por Allan Kardec.

Se uma ideia não é implantada, tem um motivo

Nem todas as sugestões podem ser implantadas porque, além de precisarem estar de acordo com os objetivos e necessidades da Casa, muitas vezes precisarão de pessoal para implantação.

Além disso, também precisamos verificar se a ideia sugerida poderá ser incluída à grade de programação já existente – sem interferir nas tarefas já executadas.

Ou seja, independente de quem e de qual sugestão é oferecida, todas serão avaliadas pela Diretoria.

 

Como podemos ver, toda sugestão ou crítica que visa, efetivamente, aprimorar o desempenho de nossa Casa são muito bem vindas para que possamos, juntos, construir um Gabi melhor.

Portanto, deixe suas ideias na Caixa de Sugestões ou converse com a Diretoria e/ou o Dirigente do trabalho que você participa. E, claro, você pode aproveitar e enviar agora mesmo um e-mail com sugestões para nós. Ficaremos felizes com sua participação.
 

One Comment

  1. Pingback: Estudo de Espiritismo online? No Gabi tem! – Centro Espírita Gabriel Ferreira, Gabi

Deixe um comentário