As palestras e o aprendizado espírita

Palestras pautadas na Codificação, de Allan Kardec.

No Gabi o público é convidado a participar das palestras, com perguntas e reflexões.

Presentes em, provavelmente, todos os Centros Espíritas, as palestras são fundamentais na disseminação da mensagem espírita.

Palestras também são uma excelente forma de novos colaboradores para as instituições e promover um maior entendimento da Doutrina Espírita por parte do público – composto por pessoas com os mais variados perfis e desejos.

As primeiras palestras foram realizadas pelo próprio Codificador do Allan Kardec na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e, também, durante suas viagens pela França e outros países da Europa com o intuito de trocar experiências com outros dirigentes espíritas e, obviamente, para levar seu conhecimento (inigualável, diga-se de passagem) a outros adeptos do Espiritismo.

Era um grande acontecimento, por exemplo, as palestras realizadas pelo professor francês no chamado Dia dos Mortos, quando muitas pessoas compareciam para ouvir o líder espírita a falar sobre a sobrevivência do Espíritos, entre outras informações muito consoladoras.

Depois dele, foram surgindo outros palestrantes e, muito rapidamente, as palestras tornaram-se um dos principais canais de divulgação doutrinária. Nas Casas Espíritas brasileiras, como nas que existem mundo afora, as palestras são itens obrigatórios.

O Centro Espírita Gabriel Ferreira – instituição localizada na zona norte de São Paulo – oferece palestras em suas reuniões públicas, todas elas embasadas nas obras básicas do Espiritismo, porém com características próprias. Siga na leitura e conheça um pouco mais das palestras que acontecem no Gabi.

 

Segundas-feiras, 9 horas

Composta principalmente por pessoas da melhor idade, a palestra pauta-se em temas tirados das obras básicas e tem uma hora de duração, para não sobrecarregar a plateia.

Temas atuais também são abordados para que o público possa entender melhor o conhecimento espírita, além de se confraternizarem.

 

Segundas-feiras, 20 horas

O público participante, de modo geral, ainda está descobrindo a Doutrina Espírita. Por isso, a reunião abre espaço para perguntas do público.

Depois, a equipe aborda temas doutrinários previamente planejados, incluindo temas atuais. Tem duração de cerca de uma hora.

 

Sextas-feiras, 20:15 horas

A cada semana um convidado e um tema diferentes para que o público possa refletir e complementar seu conhecimento. Ela tem duração entre 1h15 e 1h30 por acompanhar o estudo infantojuvenil (piso inferior).

 

O que mais encontramos nas Reuniões Públicas 

Além da exposição dos assuntos espíritas, todas as reuniões públicas possuem Passe e Atendimento Fraterno.

Tanto o Passe como o Atendimento Fraterno são oferecidos por equipe preparada para execução das duas tarefas, oferecendo o melhor possível ao público que participa das atividades.

Paralelamente, os frequentadores também podem utilizar os serviços da Livraria Espírita (com obras básicas e clássicos da Doutrina a preços acessíveis), Biblioteca Espírita circulante que possui mais de 800 títulos (entre romances, doutrina, biografias, entre outros) e a Galeria Espírita Vasículo Gomes com objetos e informações relacionados à história do Espiritismo e do próprio Gabi.

Vale lembrar que todos esses serviços estão disponíveis no piso inferior, começando 30 minutos antes do início da palestra.

 

Gostou de saber como funcionam as palestras das reuniões públicas do Centro Espírita Gabriel Ferreira? E de conhecer os serviços do piso inferior? Comente conosco.

Deixe um comentário