Exposição Virtual – Kardec e Infância: uma combinação perfeita

Outubro reúne duas datas especiais: nascimento do Professor Rivail e o Dia das Crianças.

O Professor Hippolyte Leon Denizard Rivail nasceu em 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon (França). Já Allan Kardec surge quando é lançada a obra inaugural da Doutrina Espírita: O Livro dos Espíritos, no dia 18 de abril de 1857.

O Professor achou conveniente adotar um pseudônimo para assinar as obras produzidas em conjunto com a equipe formada por Espíritos de alto grau de evolução – sem contar que não queria usar seu próprio nome, muito conhecido no meio acadêmico francês.

Para marcar essas duas ocasiões, o DIM – Departamento de Infância e Mocidade do CE Gabriel Ferreira (o Gabi, Centro Espírita localizado na zona norte de São Paulo e que integra a USE Vila Maria), elaborou a Exposição Virtual – Kardec e Infância: uma combinação perfeita!

Ela foi organizada com base em trabalhos realizados pelos Educandos do Gabi e que compõem um rico acervo, iniciado em 1992 quando a atividade começou.

Com essa singela Exposição Virtual homenageamos o grande Educador e Codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Também registramos nosso carinho com a molecada que tanto amamos – e para com os Educadores Espíritas!

Bastidores da Exposição Virtual – Kardec e Infância: uma combinação perfeita!

Ao longo desses 28 anos, o trabalho de Educação Espírita Infantojuvenil do Centro Espírita Gabriel Ferreira, produziu um acervo muito rico, composto por inúmeros materiais, entre eles:

  • Registro das aulas elaboradas por nossa equipe nessas quase três décadas de atividades;
  • Trabalhos artísticos variados como: pinturas, maquetes, história em quadrinhos, reciclagem, jogos variados e, claro, desenhos.

Entre tantos trabalhos de qualidade e com a beleza que somente as crianças têm capacidade de produzir, selecionamos aqueles que poderiam fornecer uma sequência interessante para nossa Exposição Virtual – Kardec e criança: uma combinação perfeita!

Eles representam um trabalho coletivo de todos os integrantes, Educadores Espírita e Educandos, que passaram (e/ou ainda estão) pelo setor desde 1992. Por isso, optamos pela exclusão do nome do autor de cada desenho.

Contudo, todos os itens desse acervo estarão disponíveis para visitação quando retomarmos nossas atividades presenciais.

Ainda sobre os desenhos selecionados, vale destacar algumas curiosidades:

  1. Mesclamos trabalhos feitos por turmas de épocas variadas, sendo assim têm desenhos da década de 90 até materiais mais recentes;
  2. Entre os autores dos desenhos selecionados, temos Educandos que participaram de nossas primeiras turmas. Eles tiveram filhos que, hoje, participam das reuniões infantojuvenis de estudo da Doutrina Espírita no Gabi – no momento sem reuniões presenciais;
  3. Os Educadores Espíritas não interferiram no processo criativo das crianças e adolescentes, que expressaram sua forma de entendimento do tema – no caso, a biografia do Codificador Allan Kardec.

Agora que você sabe um pouco mais sobre essa singela homenagem ao dia de nascimento do Professor Rivail e ao Dia das Crianças, aproveite para conhecer nossa Exposição Virtual – Kardec e criança: uma combinação perfeita!

VER EXPOSIÇÃO VIRTUAL

 

 

Deixe um comentário