Saiba mais sobre o Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo – Campanha de conscientização contra o suicídio

O suicídio é um fenômeno que, infelizmente, está presente em todas as culturas. Diante da dor emocional ou física, no caso de alguma doença, a pessoa pensa em por fim à própria vida – sem saber que dará fim apenas à vida material, ficando vivo seu espírito imortal.

Visto como um tabu, o assunto é pouco comentado, dificultando a ajuda a quem precisa de apoio.

Para ajudar a buscar soluções para essa triste realidade, surgiu a Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, chamada de Setembro Amarelo – foco deste artigo.

Dados da OMS sobre suicídio

Os números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), realmente, acendem um alerta e mostram a importância da divulgação da campanha Setembro Amarelo – veja:

  • mais de 800.000 pessoas morrem todos os anos por suicídio;
  • o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos;
  • estima-se que 28 países têm estratégias nacionais de prevenção do suicídio;
  • cerca de 75% dos suicídios acontecem em países de média e baixa renda;
  • homens de países ricos cometem três vezes mais suicídio do que mulheres;
  • em países de alta renda, as taxas de suicídio mais altas estão relacionadas ao uso abusivo de álcool e depressão;
  • no Brasil a média é de 6 a 7 mortes para cada 100 mil habitantes, o que é considerado baixo. No entanto, esses dados não são confiáveis, pois a qualidade dos dados em nosso país ainda pode ser melhorada;
  • 90% de todos os suicídios podem ser evitados!

Entre tantos dados alarmantes, o último item (em negrito) chama muito a atenção, uma vez que reforça a importância do apoio para evitar a confirmação do ato.

Surgiu o Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientização contra suicídio, começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. Conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, aos 17 anos cometeu o suicídio, sem que a família ou os amigos de Mike, percebessem sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

Durante o seu funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas (a cor foi escolhida por conta de um Mustang 68 do garoto, que era sua paixão) com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país.

Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, escolhendo o amarelo do Mustang de Mike para simbolizar essa campanha.

Setembro Amarelo no Brasil

No Brasil, a Campanha Setembro Amarelo teve início em 2015, em um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa.

Com o tempo, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento.

Fatores que aumentam o risco do suicídio

A tentativa de suicídio pode acontecer entre pessoas de qualquer idade, gênero ou classe social. No entanto, alguns fatores podem ampliar o risco. Acompanhe alguns alertas:

  • Pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos – especialmente depressão, transtorno bipolar, ansiedade e esquizofrenia;
  • Merecem atenção casos de abuso de drogas e bebidas alcoólicas;
  • Alguns estudos apontam maior tentativas de suicídio acima de 65 anos, já que idosos podem sofrem com solidão, sensação de incapacidade ou falta de perspectiva no futuro;
  • Problemas de ordem financeira ou de relacionamento também pode desencadear a ideia suicida.

Pedir ajuda é essencial!

Quando uma pessoa passa por dificuldades e sente que não consegue enfrentá-las sozinha, a melhor opção é pedir ajuda! E esse é um dos pontos principais do Setembro Amarelo: despertar em nós a  consciência de que, ao nosso lado, alguém pode precisar de atenção e de um ombro amigo.

Conversar com um familiar, amigo ou alguém de confiança – pode ser na Casa Espírita – é um bom começo. Porém, é muito importante buscar o apoio profissional para receber a orientação correta e um tratamento mais efetivo – inclusive o medicamentoso, caso necessário.

Também é essencial lembrar que, qualquer que seja a situação, sempre haverá uma saída!

O conhecimento espírita, altamente esclarecedor e racional, é uma excelente maneira de manter a fé diante das dificuldades da vida, sendo essencial sua correta divulgação.

Além disso, todos nós devemos estar atentos às pessoas que nos cercam, dando atenção e mostrando o carinho e preocupação que temos para com todas elas. Esse gesto simples, feito de coração, poderá fazer toda a diferença.

Por isso, embarque você também na Campanha Setembro Amarelo, que deve estar presente todos os dias de nossa existência. Aproveite para ler os artigos abaixo, com algumas dicas de como superar obstáculos e ser mais feliz:

Sorria: você está vivendo e aprendendo

Felicidade na visão espírita e no método Harvard – saiba mais

A Dança

 

 

 

Deixe um comentário