A dança, por Solange Torelli

 

A Cia de Dança Gabi, criada em 2006, tem a coordenação da bailarina e coreógrafa Solange Torelli. Com integrantes de idades variadas, o grupo se apresenta nos eventos do Centro Espírita Gabriel Ferreira com coreografias especialmente desenvolvidas para a ocasião.

Além de encantar o público que participa dessas festividades, como em algumas edições da Festa Junina, o trabalho é uma espécie de terapia para seus participantes e já fez uma apresentação especial em um asilo.

Convidamos a responsável, Sol, como é carinhosamente chamada, para escrever um texto sobre a importância da dança. Leia e se emocione!

Benefícios da dança

Segundo Volpi, (et al, 1995) dançar é uma manifestação que vem do interior do ser humano. Homens pré- históricos já se movimentavam ritmicamente para se comunicar e aquecer.

Considerada a arte mais antiga da história, a dança dispensa ferramentas e materiais para fazê-la, dependendo unicamente da pessoa, sua vitalidade e seu corpo, bem como de seus sentimentos e experiências para transformar isso em movimentos rítmicos.

A dança estimula as capacidades humanas, assim como as psíquicas. É uma complexa atividade sensoriomotora que envolve integração de habilidades como; ritmo , padrão  espacial, sincronia e coordenação. Ela oferece inúmeros benefícios fisiológicos, tais como:

  • Melhora a aptidão cardiovascular
  • Aprimora a coordenação motora
  • Aumenta a circulação sanguínea
  • Ativa o sistema linfático
  • Aumento do gasto calórico
  • Controla a pressão arterial
  • Desenvolve a consciência corporal
  • Melhora a flexibilidade

Além disso, há muitos benefícios da dança na saúde mental. Acompanhe:

  • Melhora o humor
  • Aumenta a autoestima
  • Estimula a criatividade
  • Ajuda no combate à depressão
  • Desacelera o envelhecimento do cérebro
  • Melhora a memória
  • Leva a mais equilíbrio
  • Melhora a Doença de Parkinson (habilidades motoras)
  • Reduz o Estresse

A dança e suas práticas

Como vimos, a dança ajuda tanto no físico como no mental, melhorando consideravelmente a qualidade de vida de quem pratica proporcionando bem estar geral.

Existem varias formas de praticar a dança e vários estilos. Entre eles, temos a dança de salão ou dança social que, além de todos os benefícios já mencionados, ainda proporciona – de uma forma muito agradável – a socialização, levando de alguma forma ao auto conhecimento  através do outro, estabelecendo uma relação de confiança e respeito mutuo. Esse tipo de dança é o que é praticado na Cia de Dança Gabi, aliás.

Um outro elemento importante da dança é a música que pode ter uma interferência positiva no estado de ânimo do individuo.

Estudos mostram que a música têm uma extensa representação neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos, motivações e emoções, sendo capaz de estimular a memória não verbal.

 

Podemos dizer que a dança é uma atividade física que melhora a saúde de forma positiva.

O movimento é parte integrante do crescimento e desenvolvimento humano e esse movimento pode ser melhorado através de informação e repetições, estimulando o corpo humano a desempenhar e adquirir novas habilidades.

O autor Sant’Anna ( 2001:71), diz que: “O corpo constitui nosso espaço cotidiano: é nele e por ele que sentimos, desejamos, agimos e criamos”…….

“Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez…”, afirmou Friedrich  Nietzsche!

 

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