Feiculte completa 18 anos e o Gabi faz parte dessa história

Tendo pela primeira vez um formato digital, a Feiculte 2020 foi dividida em 4 palestras com expositores espíritas variados e, para fechar com chave de ouro, será realizado um debate sobre todos os pontos levantados nessas apresentações. Assim, durante todo o mês de outubro, às sextas-feiras, a Feiculte chegou até o seu público.

Mesmo ocorrendo em lives, ela mantém o padrão de qualidade e o Centro Espírita Gabriel Ferreira, o Gabi, como sempre, vem participando ativamente desse evento tão especial. Saiba mais!

Gabi marcou presença em todas as edições e até sediou a Feiculte

A Feira Cultural Espírita – Feiculte, teve início em 2003, com o intuito de levar a mensagem espírita a espaços públicos e, assim, atingir um público que normalmente não iria a um Centro Espírita.

Assim, a maioria das edições ocorreram em locais públicos e, nos anos em que não fomos autorizados a utilizar um desses espaços, realizamos em uma das Casas unidas à USE Distrital Vila Maria.

Ao longo desses 18 anos, a Feiculte passou pelos seguintes espaços:

  • Clube Thomaz Mazonni
  • Centro Cultural Vila Maria/Vila Guilherme
  • Biblioteca Pública da Vila Maria
  • Centro Espírita Estudantes do Evangelho
  • Centro Espírita Evangelho em Ação
  • Centro Espírita Gabriel Ferreira
  • Centro Espírita Padre Zabeu

Veja algumas atrações culturais oferecidas pela Feiculte

Além de palestras com temas espíritas, a Feira Cultural Espírita também teve informações sobre saúde e várias atrações culturais. Confira algumas delas:

  • Apresentação de Corais e de grupos de MPB
  • Apresentação de grupos de teatro e de dança
  • Oficina de História em Quadrinhos e Fotografias
  • Ações de incentivo à leitura
  • Contação de Histórias e leitura de textos em Cordel
  • Concurso de Fotografias e de literatura

Em relação a esses concursos, destacamos:

  1. Revelando a Solidariedade contou com um júri profissional e escolha do público. Nas duas votações o Gabi ficou em terceiro lugar, com fotografias diferentes. Era o ano de 2004.
  2. O Varal Literário Sementes do Amor recebeu 46 textos, em 2005, sendo que a maior parte deles foi de pessoas do Gabi. Inclusive, tanto na votação popular quanto na especializada, os primeiros lugares ficaram com autoras de nossa Casa Espírita.
  3. Era uma vez… o livro e o homem. Este tema foi o escolhido para o segundo Varal Literário da Feiculte, em 2016. Novamente, teve participação de autores do Gabi.

São muitas as histórias desses 18 anos da Feiculte. Algumas delas você pode ver em vídeos no canal do YouTube da USE Vila Maria.

Feiculte 2020: virtual, durante todo o mês de outubro

A Feiculte 2020 adotou o formato virtual para manter sua tradição de levar conhecimento e cultura ao seu público. Completando 18 anos, a primeira edição foi no ano de 2003, a Feira Cultural Espírita deste ano escolheu o tema central “Educar para evoluir”.

Confira a programação completa:

 

Neste post demos algumas pinceladas dessa rica história, construída ao longo de 18 anos com a participação de muitas pessoas, incluindo, pessoal do Centro Espírita Gabi Ferreira, o Gabi.

Como comemoração à maioridade do evento, a USE Distrital Vila Maria lançou o eBook Feiculte: 18 anos de história, um belo registro histórico da feira desde sua primeira edição. Clique e conheça:

[EBOOK 18 ANOS]

 

Deixe um comentário