Janeiro: lançamento da Revista Espírita e A Gênese, de Kardec

Revista Espirita

O Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, realizou um trabalho irretocável e, tanto quanto o conteúdo das obras surgidas a partir de suas pesquisas, impressiona o tempo curto – em relação à profundidade e qualidade – com que ele conseguiu elaborar o conteúdo que forma a base do Espiritismo.

Contidos em cerca de 8 mil páginas, os fundamentos da Doutrina Espírita são distribuídos em várias obras publicadas pelo professor francês, entre elas a Revista Espírita e A Gênese, ambas lançadas em janeiro.

Siga na leitura e descubra porque essas duas obras são tão importantes para o Espiritismo.

Revista Espírita: doutrina e história do Espiritismo

No primeiro dia do ano de 1858 – apenas oito meses após o lançamento de O Livro dos Espíritos, que originou a Doutrina Espírita – surgia o primeiro número da Revista Espírita.

Publicação mensal, editada pelo Codificador, a Revista Espírita contém artigos assinados pelo próprio Kardec, transcrição de seus discursos na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (e fora dela); textos em defesa do Espiritismo, que era alvo de muitas críticas, especialmente por religiosos da época; material enviado por correspondentes (espíritas que se comunicavam com o Líder Espírita, Kardec); material de pesquisa da doutrina, etc.

Além disso, ela servia como canal de comunicação entre o Codificador, a Doutrina Espírita e os adeptos do Espiritismo espalhados em vários locais mundo afora. Já no primeiro número, ela mostrou seu potencial, superando todas as expectativas do casal Kardec.

Entre os temas sempre interessantes da Revista Espírita, destacamos três – que serão abordados em palestras de 10, 17 e 24 de janeiro de 2020, 20:15 horas, no Gabi – Centro Espírita Gabriel Ferreira, localizado na Rua Kaneda, 474 – Vila Maria – Zona Norte de São Paulo/SP:

  • Espírito Protetor – abordado em artigos publicados em várias edições da Revista Espírita, mostra o papel do Espírito Protetor em nossas vidas;
  • Os Espíritos Batedores – uma série de artigos mostra a ação de Espíritos que, fazendo uso da mediunidade de alguém do local (muitas vezes sem que a pessoa soubesse ser médium), promoviam barulhos e, até mesmo, lançavam objetos em lugares que passavam a ser considerados assombrados. Além de citar o caso, os artigos mostram o diálogo de Kardec com esses Espíritos e como foram resolvidos esses casos;
  • Espíritos Agêneres – eis um tema que só é enfocado nas páginas da Revista Espírita. Trata-se de materializações tão perfeitas de Espíritos, que passavam a impressão de estarem encarnados – muito interessante mesmo!

 

A Gênese – os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo

Último livro da Codificação lançado pelo Codificador, em 6 de janeiro de 1868, A Gênese é pouco estudada no meio espírita, uma vez que grande parte de seus adeptos o consideram uma obra difícil, por enfocar a parte científica da Doutrina Espírita.

Em 2018, ano em que comemorou 150 anos de lançamento, a obra foi muito comentada graças à descoberta de uma adulteração em seu conteúdo, a partir da quinta edição, por parte da liderança espírita de então.  Sendo assim, devemos sempre estudar traduções que se pautam nas 4 primeiras edições da obra – essas, seguramente, fiéis ao material do Codificador.

O fato é que A Gênese é um livro que compõe a Codificação e precisa, sim, ser estudado. Além de abordar o papel da ciência na Gênese e fazer uma comparação entre a Gênese Orgânica e Espiritual com a Gênese Mosaica, a obra explica os “milagres” realizados por Jesus – sempre pautando-se na razão e no que a ciência tem para oferecer de informação.

Um resumo do conteúdo de A Gênese, aliás, será apresentado em palestra de 31 de janeiro de 2020, 20:15 horas, no Centro Espírita Gabriel Ferreira – o Gabi fica na zona norte de São Paulo.

Gabi, Centro Espírita na zona norte da capital paulista

O Centro Espírita Gabriel Ferreira, conhecido carinhosamente como Gabi, localiza-se na Rua Kaneda, 474 – Vila Maria Alta, bairro da zona norte de São Paulo – conheça um pouco mais sobre nossa história, iniciada em 1948.

Todas suas atividades pautam-se nos fundamentos deixados por Allan Kardec, tendo grupos de estudo diretamente nas obras da Codificação (sem resumos ou professores, um espaço de reflexão da doutrina).

As reuniões públicas do Gabi – que oferecem passe e atendimento fraterno a quem necessitar – também são planejadas com base nos livros que fundamentam o Espiritismo, entre eles a Revista Espírita e a Gênese.

Conheça o Gabi e participe de suas atividades – todos são muito bem-vindos em nossa Casa Espírita. Temos atividades virtuais – clique e saiba mais:

Lives do Gabi: estudo virtual do Espiritismo

 

Deixe um comentário