A morte na visão espírita. Leia e tire suas dúvidas!

O Centro Espírita Gabriel Ferreira, o Gabi , localizado na zona norte de São Paulo, preparou um ciclo de palestras especial no mês que é, tradicionalmente, dedicado àqueles que partiram. O Novembro Especial: Separação momentânea de entes queridos, terá 4 palestras – veja aqui a programação e dicas para o luto durante a pandemia.

A primeira delas foi O que é a “morte”, afinal? E quem fez a apresentação foi Jeferson Betarello, espírita, escritor, Mestre em Ciências da Religião, expositor espírita. Na ocasião, os participantes enviaram perguntas e, devido à grande quantidade, não foi possível responder a todas elas no final da exposição.

Por isso, trazemos hoje os questionamentos com as respostas de Betarello. Acompanhe!

1. Quando um espírito rencarna pode acontecer de reencarnar na mesma família?

JB: O espírito assistido por seus mentores escolherá onde, quando e como voltará a vida física para seguir na sua evolução, sempre aprendendo e se aperfeiçoando. Sendo assim, é possível que o espírito volte a reencarnar na mesma família, desde que ele entenda que isto será bom para ele e para os seus entes queridos ainda encarnados. Para receber uma psicografia você deve procurar um centro espírita onde haja uma equipe de médiuns que psicografam, caso seja permitido a você receber e ao espírito se comunicar a mensagem virá. Assista ao filme Nosso Lar e verá um exemplo de como se processa esta via de comunicação.

Sobre deixar prosseguir, após o desencarne de um ente querido, será que eles ficam felizes em saber que a opção de quem ficou na carne foi não seguir em frente com a sua vida, prendendo-se a um evento do qual ninguém tem controle algum e que é fato consumado? Reflita sobre isto.

A vida que Deus nos concedeu pertence única e exclusivamente a cada um de nós, que pode com sua liberdade de escolha realizar aquilo que sentir e acreditar se o melhor. Não devemos nos prender ao evento de partida de alguém para o plano espiritual, mas lembrar da pessoa viva, apenas sem o corpo físico. Não julgue quem partiu, ore por ele acreditando que Deus o acolheu e ele está amparado, aprendendo, avaliando sua vida e planejando como seguir em frente em busca de seu aperfeiçoamento.

Quanto ao encarnado, siga em paz, liberte-se deste evento doloroso, olhe para o que a vida lhe concedeu de bençãos, escolha viver feliz seguindo em frente. Busque consolo no centro espírita, estude para entender e seguir adiante.

Viva em paz, tudo está certo, olhe mais atentamente para a sua vida, de seus familiares e escolha ser feliz, pois Deus nos quer ver a todos felizes. Tome posse da sua vida e não tente viver ou entender a vida dos outros, cada um tem sua jornada, você tem a sua… siga adiante com fé em Deus e alegria no coração, fazendo o melhor que puder por você e por todos que compartilham a sua jornada. Chega de luto, olhe para a vida agora.

2. Missa de sétimo dia e orações são positivas ao desencarnado?

JB: Toda prece é boa. Caso o espírito não esteja bem a prece será um alívio para ele, se ele estiver bem a prece será uma lembrança que ele receberá com alegria, portanto, a missa será sempre benéfica. O importante é a intenção, sempre lembre com carinho de seus entes queridos que já partiram para o mundo espiritual, sempre pense neles com gratidão, imagine-os embalados em luzes de bondade emanadas por Deus e Jesus que a ninguém desamparam.

3. Como vivenciar o luto em tempos de pandemia?

JB: Claro que este contexto de pandemia foi um grande choque, em especial para o momento de luto. Mas, o luto não é apenas o velório e outros aspectos do luto não foram afetados pela pandemia.

Ou seja, apesar de o velório ter várias restrições ainda pode ser minimamente vivenciado. Mas, o mais importante é a sequência do velório, mesmo quando ele podia ser feito sem restrições. Veja que o luto é aquele período, curto ou longo dependendo da pessoa que fica e quanto foi afetada,  no qual digerimos o evento da separação física entre nós e aquele espírito que partiu para o mundo espiritual.

Nesse período buscamos assimiliar, entender, aceitar que este evento não tem mais volta e a partir de agora viveremos sem a presença física da pessoa querida. Portanto, foque no luto para além do velório. Importante lembrar que o luto é muito importante e que mesmo quando havia o velório isto não era garantia de que o luto fosse devidamente vivenciado.

Vivencie o seu luto, como comentamos no video, grite, chore, xingue… deixa fluir, deixa a poeira baixar e siga em frente, lembrando com gratidão os momentos felizes vivenciados pela pessoa amada, foque no que teve de bom e agradeça seguindo em frente e vivendo.

Liberte-se das más lembranças e sentimentos para que você e seu ente querido estejam livres para seguir em frente, evoluindo e vivendo a vida que Deus lhes deu, encarnado e desencarnado, lembre-se de que a pessoa está viva e quer te ver feliz e ser feliz.

Sobre esse tema, leia também as dicas da psicóloga Rosely de Moraes, aqui, em nosso blog.

4. Existem filmes que explicam melhor a “morte”?

JB: Temos vários filmes excelentes. Começando pelo filme brasileiro Nosso Lar disponível na Netflix e em outros meios – vale lembrar que o livro trás muitos detalhes que o filme não mostrou, vale a pena ler o livro Nosso Lar.

Depois temos vários outros filmes, produções americanas tais como: Os Outros, Passageiros, O Sexto Sentido. Após assistir filmes busque ler os livros que te darão uma visão bastante detalhada de como a reencarnação permite ao espírito evoluir através do processo de nascimento e morte, sugiro os livros Há 2000 anos e 50 anos depois, de autoria de Emanuel, pela mediunidade de Chico Xavier. Nesses dois livros você verá duas vidas de um personagem e entenderá bastante bem porque sofremos e como isto nos faz evoluir.

Espero que goste das indicações e elas te sejam úteis.

Nota do Blog do Gabi: Os filmes O Sexto Sentido, Os Outros e Passageiros são muito bons, assim como outros que indicamos para curtir e refletir com toda a família!

5. Existem sinais que avisem que haverá um desencarne? Como uma borboleta passando perto da pessoa e, em seguida, ocorrer a “morte”.

JB: Para um conhecimento mais das bases de tudo isto, ou seja da Doutrina Espírita, recomendo que a leitura de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, com perguntas e respostas a respeito de tudo que se possa imaginar sobre vida, morte, encarnação, evolução, sofrimento, etc.

Quanto aos eventos citados, muitas vezes nós damos significados negativos a coisas que não necessariamente são o que pensamos. Devemos rever a nossa visão sobre morte, que nada mais é do que uma passagem de um estado (encarnado) para outro estado (desencarnado). Continuamos vivos, apenas deixamos nosso corpo físico por motivo de doença ou outro que não permita a vida no corpo.

A morte é algo certo e infalível para todos, cada um tem a sua hora. Aprendamos a conviver com ela vendo-a como uma libertação do espírito que já não tem condições de permanecer no corpo físico, voltando ao mundo espiritual de onde todos viemos e para onde vamos, indo e voltando para nos aprimorarmos em sucessivas reencarnações.

O fato de estarmos presentes junto aos entes no momento de partirem deve ser visto como benção, permitindo a despedida, orar para que eles partam em paz, para que aceitem que chegou a hora de ir.

Mudar nossa postura mental, focando no positivo, fazendo algo bom pelos que amamos enquanto estão encarnados, é a melhor opção. E para os se foram, fazer preces – imaginá-los envoltos em luzes de paz e felicidade -, agradecer a Deus por poder fazer isto por eles e aprender a ser consolo para cada afeto após a morte física deles é muito bom e nos dá muita paz.

 

Agora que você conferiu as respostas, assista também a palestra O que é a “morte”, afinal? Além de muito esclarecedora, ela é muito reconfortante também.

ASSISTIR PALESTRA

Deixe um comentário