O que ocorre com o Espírito no momento da morte ou desencarne?

Dando continuidade ao Novembro Especial, no Gabi (Centro Espírita Gabriel Ferreira, localizado na zona norte de São Paulo), foi realizada a palestra “Esclarecimentos sobre o Passamento“, com Paulo Roberto Castanheira.

Na exposição online, ocorrida via plataforma digital, foram esclarecidos assuntos como se dá o desligamento do Espírito, qual a sensação que o Espírito tem, entre outros itens esclarecedores.

Acompanhe e saiba mais sobre o que acontece com o Espírito no momento da morte ou, como chamamos na Doutrina Espírita, do desencarne.

A Passagem

Antes de mais nada, esclarecemos que o Capítulo 1, Parte 2, do livro O Céu e o Inferno segundo o Espiritismo, pode ser intitulado como “O Passamento” ou “A Passagem”, dependendo da tradução, mas todos têm o mesmo conteúdo.

O primeiro ponto a ser observado é que a separação entre a alma (nome dado ao Espírito encarnado) e o Espírito costuma ser gradual e suave, sem causar sensação de dor – inclusive, os Espíritos afirmam que o momento do reencarne é mais complexo.

Uma das informações que a Doutrina Espírita nos oferece sobre o que acontece com o Espírito no momento da morte ou desencarne é que o Espírito passa por um período de perturbação, onde suas sensações ficam meio adormecidas, de modo que a alma quase nunca testemunha seu desenlace – algo parecido com o que ocorre com uma pessoa que acorda após a anestesia.

Nosso objetivo não é ficar ligados aos corpos materiais“, lembrou Paulo Castanheira, alertando que é preciso que nos preparemos para esse momento e que depende de cada um de nós tornar o despreendimento mais simples e natural.

Como se preparar para o momento do desencarne

Além de saber o que acontece com o Espírito no momento da morte ou desencarne, é essencial se preparar para o momento em que deixamos o corpo físico.

Os ensinamentos espíritas, com explicações atuais, ajudam muito a entender todo o processo e, mais, a entender que a verdadeira vida é no mundo espiritual. Devemos, sim, amar a vida, vivê-la plenamente, mas lembrando que a matéria não pode ser mais importante que vida espiritual.

O despreendimento está diretamente ligado ao adiantamento moral do Espírito. Se elevado, o que acontece no momento da morte ou desencarne é semelhante a dormir e acordar em outro plano – suave e tranquilo.

Dessa forma, precisamos procurar nos desmaterializar, através do estudo e da melhoria moral, tendo hábitos que Deus nos ensina e que nos levam ao Bem, incluindo o amor e respeito ao próximo.

A chegada ao plano espiritual nada mais é do que uma continuidade à caminhada evolutiva, porém, sem o corpo físico e as necessidades materiais.

Preparando-se para a separação momentânea de entes queridos

Saber o que acontece com o Espírito no momento da morte ou desencarne é mais fácil quando entendemos a partida de um ente querido como uma separação apenas momentânea – como se ele fizesse uma viagem para uma outra cidade ou país.

Aceitar essa separação, lembrando das boas lembranças e fazendo preces é muito importante tanto para quem partiu, como para os que ficaram encarnados.

Vale lembrar que durante a emancipação da alma, que ocorre no momento do repouso físico, é possível encontrar com as pessoas queridas que já desencarnaram.

 

Agora que sabemos o que acontece com o Espírito no momento da morte ou desencarne, assista ao vídeo com a palestra, altamente esclarecedora. E, claro, inscreva-se em nosso canal e deixe seu “like”! É só clicar e de esclarecer:

ESCLARECIMENTOS SOBRE A PASSAGEM

 

 

Deixe um comentário