A educação proposta pelo Espiritismo

Educacao proposta pelo Espiritismo

A Educacao proposta pelo Espiritismo, transcende a matéria!

A Doutrina Espírita, codificada pelo grande pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que viria a se tornar mundialmente famoso pelo pseudônimo adotado nas obras da Codificação Espírita, é uma mensagem destinada à educação do Espírito.

Neste artigo, vamos refletir sobre a educação proposta pelo Espiritismo – acompanhe!

O processo educacional ao longo dos tempos

Em seu livro “Pedagogia Espírita”, Herculano Pires, enfoca as mudanças no processo educacional que, à época dos grandes Impérios era vinculada à cidade e suas Leis, de modo que o homem deveria servir ao Império.

Já na idade medieval, a educação formou o homem cristão, submisso à Igreja, servindo aos regulamentos por ela impostos. O homem da época renascentista era gentil, observador de normas sociais, servindo à cultura do mundo.

A modernidade trouxe um sentimento de descrença e de materialismo, uma vez que o maior conhecimento do ser o impedia de acreditar em algo irracional. Com o tempo, o homem passou a buscar uma educação calcada na psicologia com vistas a se libertar de angústias e traumas.

Nesse processo descrito por Herculano, nota-se uma evolução educacional, com substituição do Estado e de um Deus austero e vingativo pela consciência de si mesmo – ideia trazida pela Doutrina, através de suas obras fundamentais, e que é um dos pontos essenciais da educação proposta pelo Espiritismo.

A Doutrina Espírita nos chama à responsabilidade

Eis que, então, surge a Doutrina Espírita. Com seu tríplice aspecto (moral, filosófico e científico), possui um caráter altamente pedagógico, já que possui uma proposta de Educação do Espírito.

Graças a ela entendemos que todos somos Espíritos imortais, criados simples e ignorantes, em busca da perfeição que virá pelo aprendizado das múltiplas existências. Não existe uma intervenção Divina e milagrosa em nosso benefício, mas um processo educativo proveniente de nossas escolhas – estamos vivendo e aprendendo!

Em outras palavras, nós somos os responsáveis pela nossa evolução e, à medida que caminhamos, surge mais virtude e sabedoria em cada um de nós – eis um dos mais belos aspectos da educação proposta pelo Espiritismo.

Também entendemos que tudo o que for negativo é passageiro, já que a essência de Deus em nós nos coloca, fatalmente, na rota do bem.

Entendendo a educação proposta pelo Espiritismo

A proposta educacional proveniente dos ensinamentos Espíritas, contidos na Codificação Espírita, nos lembra que temos liberdade de escolha. Mas, juntamente com o livre arbítrio, vem a responsabilidade de lapidarmos a nós mesmos e buscarmos a perfeição.

Essa liberdade permite que façamos escolha e, através dessa semeadura, promovemos o nosso aprendizado. Assim, vamos passando por diversas situações, em múltiplas existências, para adquirir virtudes e sabedorias.

Para nos fortalecer, contamos com o amor incessante de Deus em toda a nossa caminhada, desde o momento da criação até alcançarmos o ápice do desenvolvimento – em algum momento, ainda distante, claro.

Por nos amar muito, Ele nos auxilia de todas as formas possíveis, inclusive nos enviando esclarecimento compatível com nossa capacidade de compreensão e colocando ao nosso lado Espíritos que nos amam e orientam.

 

É muito reconfortante saber que caminhamos rumo ao progresso e que temos o saber espírita a nos acompanhar. Porque, como afirmou Allan Kardec, na Revista Espírita (Edição – Fevereiro de 1864): “O Espiritismo pode fazer cessar o mal (…). Sendo seu objetivo o progresso moral da humanidade, forçosamente deverá projetar luz sobre a grave questão da educação moral, fonte primeira da moralização das massas.”

E, você, o que acha da educação proposta pelo Espiritismo? É fácil ou complexa? O que podemos fazer para conquistá-la? Deixe seus comentários!

Deixe um comentário