A mulher é atração no Gabi, Centro Espírita na zona norte paulistana

Centro Espírita na zona norte paulistana, o Gabi (CE Gabriel Ferreira) elaborou uma programação especial para o mês de março, com assuntos que tratam de saúde física e mental. Também destaca algumas das inúmeras mulheres que colaboraram significativamente para o avanço do Espiritmos e da sociedade.

Vale a pena conferir e participar – veja a seguir.

Palestras exploram vários aspectos de interesse geral – e não só da população feminina

Às sextas-feiras do mês de março de 2024, a programação do Gabi, Centro Espírita na zona norte paulistana, contará com temas que têm foco no universo feminino. Saiba a seguir quais são eles.

1. A mulher como agente de transformação (01.03.24)

Em uma roda de conversa, Alda Sandrim, Cida Alvarez e Helaine Cardomingo vão apresentar algumas das inúmeras mulheres que são reconhecidas por sua colaboração com a Doutrina Espírita e também por contribuírem para o avanço da sociedade em geral.

No âmbito espírita, destaque para:

  1. Amélie Gabrielle Boudet, a Sra. Rivail/Kardec: foi escritora, poetisa, artista plástica e professora, sendo essencial para o trabalho da Codificação Espírita;
  2. Yvonne do Amaral Pereira: médium, escritora e articulista, teve papel de grande relevância na divulgação do Espiritismo, oferecendo obras de grande importância para a compreensão do Espiritismo;
  3. Zilda Gama: defesnora dos direitos femininos, estima-se que tenha sido psicografado o primeiro romance espírita no Brasil.

As expositoras também destacaram figuras femininas que desempenharam papel de grande importância para o progresso social e científico. Como, por exemplo:

  1. Marie Courie: ganhadora de 2 prêmios Nobel, conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade e foi uma das cientistas que descobriu os elementos químicos rádio e polônio;
  2. Nise da Silveira: psicóloga brasileira que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil, sendo reconhecida mundialmente por suas pesquisas e métodos de tratamento humanizado;
  3. Malala Yousafzai: ativista paquistanesa que ficou conhecida por defender o direito das mulheres ao acesso à educação, sendo a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz.

2. Saúde feminina e o uso consciente de medicamentos (08.03.24)

Conduzida pela farmacêutica Cilene Giacometti, com vasta experiência na área, a palestra visa esclarecer os riscos e benefícios do uso de medicamentos, destacando a necessidade de uma prática informada e segura. Discutiremos como as diferenças fisiológicas influenciam a resposta aos medicamentos e como isso pode impactar a saúde das mulheres ao longo do tempo.

A escolha deste tema para a exposição no Gabi, Centro Espírita na zona norte paulistana, objetiva oferecer insights valiosos e seguros que ajudarão a promover maior bem-estar à população feminina.

3. Saúde mental feminina – como prevenir e cuidar (15.03.24)

Guiada por Alessandra Kanazawa, psicóloga, a exposição abordará os problemas mais comuns de saúde mental feminina, estratégias de prevenção e tratamentos eficazes, destacando meios de encontrar o equilíbrio mental e o bem-estar.

Nesse encontro será enfatizada a importância de compreender as questões únicas enfrentadas pelas mulheres, bem como as formas de lidar com desafios sem deixar de lado o bem-estar emocional, aprendendo com cada um deles para se tornar ainda mais forte.

4. Leis Morais: bússola para a vida (22.03.24)

Na quarta sexta-feira do mês, o Gabi abre espaço para a USE Distrital Vila Maria, com a “Palestra do Mês”. Trata-se de uma iniciativa que ocorre desde 1959, quando todas as insituições unidas (entre elas nosso Centro Espírita na zona norte paulistana) apresentam o mesmo tema em uma de suas reuniões públicas.

Para nossa exposição, convidamos Maria Izabel Miranda, pedagoga, expositora e Educadora Espírita Infantojuvenil, cuja colaboração foi extremamente relevante para o avanço da área.

5. Mensagens femininas (29.03.24)

Encerrando a programação especial de março, teremos uma reunião interativa intitulada “Mensagens Femininas”, quando textos de autoria de mulheres serão o fio condutor para reflexões sobre o universo feminino segundo a Codificação Espírita, de Allan Kardec.

Centro Espírita na zona norte paulistana – conheça o CE Gabriel Ferreira

Além das palestras públicas, o Centro Espírita Gabriel Ferreira oferece grupo de estudo (quartas-feiras, 20 horas, de fevereiro a novembro, exceto feriados ou ponte de feriados) em modelo híbrido, isto é, pode ser acompanhado em nossa sede, ao vivo, ou virtualmente. Também temos reuniões de estudo com o público infantojuvenil (toda sexta, às 20H15), com programa pautado nas obras fundamentais do Espiritismo, codificadas por Kardec.

Nosso Centro Espírita na zona norte paulistana também oferece:

  • Atendimento Fraterno, sextas, 20H15 – espaço para conversar e ouvir eventuais orientações conforme os preceitos doutrinários;
  • Passe Espírita, sextas, 20H15, mediante solicitação e passando pelo Atendimento Fraterno;
  • Biblioteca Circulante com obras espíritas;
  • Livraria Espírita que oferece livros a preços acessíveis;
  • Bazar Beneficente/Brechó com mais de mil peças semi-novas ou novas com valores baixos;
  • Eventos para arrecadação de verbas e confraternização.

Venha fazer uma visita e descobrir nosso ambiente fraternal onde a Codificação Espírita guia cada uma de nossas realizações.  Comece por essa programação de março, cujas informações são relevantes para mulheres e também para os homens.

CONHEÇA O GABI

Deixe um comentário