Nasce o Professor Rivail – saiba quem foi Allan Kardec

O Professor Rivail ficou mundialmente conhecido como Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizar Rivail, nome de batismo do Codificador Allan Kardec, foi um grande educador. No entanto, mesmo a grandiosidade do pedagogo foi abafada pelo gigante trabalho que deu origem à Codificação Espírita, entre 1857 e 1869.

Saiba mais sobre quem foi Allan Kardec, neste texto que é comemorativo ao aniversário de nascimento do Professor Rivail, em 3 de outubro de 1804.

Infância e juventude do professor francês

Mais de dois séculos nos separam do nascimento do Professor Rivail, em 3 de outubro de 1804, em Lion, na França.

Nascido em uma família de boas condições financeiras, desde muito cedo, Hippolyte Léon Denizar Rivail demonstrou suas qualidades superiores – e assim se conduziu por toda sua existência.

Ainda bem menino, auxiliava os colegas de escola, que tinham dificuldade, sem entender a matéria.

Aos 10 anos foi enviado pela família para estudar no melhor colégio da época, conduzido pelo grande pedagogo Henrique Pestalozzi. Lá, com apenas 14 anos, ele substituía o mestre da Educação quando esse viajava para divulgar o novo método pedagógico pela Europa.

Era muito querido por todos os professores que destacam a inteligência notável do garoto e, também, o grande coração.

Em seus momentos de folga, Rivail gostava de percorrer as montanhas suiças dedicando-se a uma outra paixão: a botânica. Era sua forma de relaxar, entre estudos, deveres, provas e trabalho voluntário no colégio.

Rivail e Amélie. um casal de Educadores

Após se formar, Rivail parte para Paris, capital mundial à época, e começa sua carreira como Pedagogo. Traduz muitos livros – era fluente em vários idiomas, entre eles, inglês e alemão – e começa a preparar suas próprias obras, todas elas muito elogiadas pelo círculo de educadores.

Conhece, então, Amélie Gabrielle Boudet. Ambos descobrem gostos em comum: os dois são professores, amam as artes em geral, gostam de ir ao teatro e de ouvir música clássica. Rapidamente sentem-se atraídos e, em fevereiro de 1832, casam-se na capital francesa.

Juntos, fundam uma escola que, apesar de ser a fonte de renda do casal, mantinha vagas para crianças que não podiam pagar. E, ainda, lutavam para que as meninas também tivessem acesso à educação – algo não prioritário à época e mais um ponto em comum entre os dois educadores: a luta para que as meninas também tivessem acesso à educação.

Toda essa bagagem fica evidente na proposta educacional do Espiritismo!

Rivail e o Espiritismo: saiba quem foi Allan Kardec

Em 1854 o Professor Rivail começa a estudar um fenômeno  chamado mesas girantes, percebendo estar diante de algo diferente e grandioso. Descobre que as comunicação são dadas por espíritos que estiveram encarnados e que, cada um conforme seu grau de adiantamento moral e intelectual, trazia informações que precisavam ser analisadas.

Estabelecendo métodos criteriosos, seguidos por todo os anos de trabalho, ele se viu diante de uma nova revelação e, reunindo seus apontamentos, lançou a obra que deu origem à Doutrina Espírita: O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857.

Ao decidir publicar o livro, com perguntas e respostas, o Professor Rivail optou por usar um pseudônimo. Foi assim que, no mesmo dia da obra lançada, nasceu o Codificador Allan Kardec – nome que ele teve em existência anterior.

Depois da obra inaugural  vieram muitas outras. Na verdade, a pesquisa científica de Rivail deu origem a cerca de 8 mil páginas de conhecimento espírita, entre elas:

  • Coleção , lançada em 1858 Revista Espírita , lançada em 1858;
  • O Livro dos Médiuns, 1861;
  • O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo, 1865
  • A Gênese – Os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em 1868

 

No trabalho de Codificação Espírita, Rivail/Kardec usou todo seu conhecimento, bom senso e responsabilidade nas pesquisas que deram origem ao Espiritismo.

A mesma dedicação estava presente em todas as tarefas de Kardec que, em cerca de 15 anos de trabalho, nos deixou toda a base de uma doutrina altamente esclarecedora e racional e que, todo espírita deve adotar como uma bússola segura a seguir.

Agora que você conhece uma pouco mais sobre a vida do Professor Rivail e sabe quem foi Allan Kardec, fica o convite para estudar as obras que compõem a Codificação Espírita e constituem-se a base de todos os ensinamentos do Espiritismo – clique para acessar:

 CONHEÇA A CODIFICAÇÃO ESPÍRITA

Deixe um comentário