O Setembro Amarelo no Gabi é uma contribuição do Centro Espírita Gabriel Ferreira com a campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Afinal, a visão doutrinária oferece uma perspectiva profunda sobre o tema, com informações racionais para quem busca compreender a vida, a “morte” e a existência humana de maneira ampla e além da esfera física.
Neste texto vamos mostrar como a filosofia espírita pode oferecer orientações e consolo às pessoas que lutam contra pensamentos e sentimentos suicidas.
Suicídio: problema afeta pessoas de todas as idades
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, anualmente mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, sendo que entre jovens de 15 a 29 anos, ocupa o quarto lugar como principal causa de desencarne. Além disso, ele também acontece entre o público infantil.
Infelizmente, trata-se de uma questão profundamente preocupante que afeta pessoas de todas as idades, raças e origens socioeconômicas em todo o mundo. É uma manifestação extrema do sofrimento psicológico e emocional, e suas raízes muitas vezes se estendem por um longo período.
Sem contar que as consequências do suicídio não se limitam apenas à vítima, mas também têm um impacto devastador nas famílias, amigos e comunidades.
Jovens, adultos e idosos podem ser afetados por pensamentos suicidas, muitas vezes devido a uma complexa interação de fatores, incluindo transtornos mentais não tratados, isolamento social, problemas financeiros, doenças, abuso de substâncias e experiências traumáticas. A mídia e as redes sociais também podem colaborar, expondo ideias prejudiciais e facilitando o compartilhamento de pensamentos suicidas.
Assim sendo, é imprescindível quebrar o estigma em torno da saúde mental, promover a conscientização e garantir acesso a serviços de saúde mental de qualidade em todas as faixas etárias. Além disso, a prevenção do suicídio exige uma abordagem multifacetada que inclui educação, apoio emocional, detecção precoce de sinais de alerta e intervenção apropriada.
Pela gravidade da situação e pelas informações racionais oferecidas pelo Espiritismo, é imprescindível que as instituições espíritas apoiem campanhas de valorização da vida.
Esse apoio pode ocorrer pode meio do acolhimento de pessoas que buscam a Casa Espírita para ter amparo para suas dores e dificuldades, bem como promovendo o diálogo sobre o assunto e sobre os muitos problemas que podem levar uma pessoa a pensar em tirar a própria vida.
Por isso, o Setembro Amarelo no Gabi, casa espírita na zona norte de São Paulo, vai abordar o assunto por meio de palestras que visam esclarecer e, ao mesmo tempo, oferecer apoio e encorajamento a quem está passando por momentos difíceis.
Setembro Amarelo no Gabi: importância do diálogo
Nunca sabemos quando alguém poderá precisar de nosso apoio para se sentir fortalecido e superar dificuldades impostas pela jornada terrena.
Nesse contexto, com uma programação especial, o Setembro Amarelo no Gabi visa fornecer elementos para reflexão e subsídios para que todos estejam aptos a ouvir e incentivar pessoas que passem por dificuldades.
Obviamente, em muitas situações, é necessário buscar ajuda profissional, mas mesmo nesses casos, ter alguém que ouça e ajude a dar o primeiro passo é imprescindível.
Em outras palavras, é importante que saibamos enxergar o outro e identificar quando ele precisa de ajuda. Afinal, cada vida é preciosa e todos nós desempenhamos um papel importante na criação de um ambiente onde as pessoas se sintam apoiadas e valorizadas, independentemente de sua idade.
Programação do Setembro Amarelo no Gabi – Centro Espírita Gabriel Ferreira
Vamos conhecer, a seguir, a programação especial do Centro Espírita Gabriel Ferreira. Lembramos que todas as exposições ocorrem às sextas-feiras, a partir das 20H15, sendo uma delas realizada de modo híbrido.
Ou seja, nesse dia, você escolhe se quer participar do Setembro amarelo no Gabi diretamente de nossa sede ou assistindo pelo nosso canal do YouTube.
01.09: Amor e solidariedade: pilares para viver melhor
Realizada por Alda Sandim, expositora espírita e integrante do CE Gabriel Ferreira e da USE Vila Maria, a palestra vai mostrar como os princípios do amor e da solidariedade, ensinados pelo Espiritismo, contribuem para uma maior valorização da vida, ajudando na construção de uma sociedade mais harmoniosa e na promoção do bem-estar espiritual.
08.09: A vida continua – do luto à esperança
Esta exposição do Setembro Aamrelo no Gabi oferecerá reflexões que permitam levar consolo e esperança às pessoas que se separaram de entes queridos. Entre os assuntos abordados, falaremos sobre a continuidade da vida após o desencarne, as oportunidades de contato com aqueles que já partiram e como a visão espírita auxilia na superação do luto.
O expositor será Álvaro Ramos, membro do CE Gabriel Ferreira e da USE Vila Maria.
15.09: Importância da empatia na valorização da vida
Esta será uma transmissão via YouTube, já que nosso convidado falará de Salvador/BA. Wellington Balbo é escritor, expositor e pesquisador espírita, tendo como um dos seus objetos de pesquisa, o tema suicídio.]
Aqui vamos abordar a importância da comunicação empática na prevenção do suicídio, enfatizando a construção de um ambiente de apoio e segurança no qual as pessoas se sintam à vontade para buscar ajuda e compartilhar suas experiências.
22.09: Saúde Mental na infância e juventude
A psicóloga Alessandra Kanazawa vai nos brindar com sua experiência para refletirmos sobre o tema junto ao público infantojuvenil. Quais os cuidados que pais devem ter com as emoções de seus filhos? Existem sinais de que algo não vai bem? Como conversar com os mais novos e dar o apoio necessário para que eles superem dificuldades emocionais?
Esses são alguns dos assuntos dessa palestra do Setembro Amarelo no Gabi – a última sexta-feira do mês é destinada a palestra da USE Vila Maria, que falará sobre mediunidade, por isso não abordamos aqui.
Se você deseja apoiar a campanha de Valorização da Vida, participe dessa iniciativa de extrema importância. Convide amigos, faça perguntas, traga suas reflexões. Aproveite para conhecer as obras da Codificação Espírita e ter mais subsídios sobre esse e outros assuntos.
ACESSAR OBRAS FUNDAMENTAIS DO ESPIRITISMO