Feliz Natal e um Ano Novo com muita esperança

O Natal e o Ano Novo estão chegando e, apesar de vivemos um período diferente, temos motivo para comemorar. Afinal, depois de tantos desafios, conseguimos chegar ao final de mais um período de grandes aprendizados.

Neste artigo queremos reforçar a beleza deste período e lembrar porque temos motivo para acender a esperança em nossos corações.

Breve histórico do Natal

O Natal é um feriado e uma festa religiosa comemorada em grande parte do mundo no dia 25 de dezembro de cada ano, data surgida no calendário pagão para comemorar o nascimento anual do Deus Sol. Por ser um dia importante e amplamente comemorado pelos povos pagãos, no terceiro século d.C. (depois de Cristo) a Igreja Católica passou a utilizá-lo para comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré e, assim, conseguir conquistar novos adeptos para o Catolicismo.

Ao longo do tempo, as culturas passaram a incorporar a festa aos seus calendários e passaram a surgir variados costumes, entre eles: a troca de presentes, cartões, as Ceias de Natal, decorações próprias para a data, árvores de natal, Papai Noel, presépios.

O Natal na visão Espírita

O Natal costuma representar para grande parte das pessoas um período de muita felicidade – há os que, pelo contrário, sentem-se tristonhos e deprimidos, mas é em menor quantidade. Período de reunir a família, visitar amigos, trocar presentes – em épocas de pandemia, infelizmente, essa tradição precisa ser revista. Sente-se no ar um clima de solidariedade maior do que o habitual como se, apenas a lembrança mais acentuada do aniversariante, estimulasse a ação mais fraterna.

Cada família, cada pessoa tem sua forma de comemorar o Natal e devemos respeitar. Porém, nunca é demais lembrar que os excessos podem prejudicar e trazer aborrecimentos – como indisposição física por conta de bebidas e alimento em demasia ou dívidas provenientes do consumismo comum a essa época.

Na verdade, o mais importante do Natal é recordar os ensinamentos de Jesus. Ensinamentos que devem promover reflexões e mudanças em nossas vidas – acompanhe nossas lives, com temas variados!

E, acima de tudo, que a presença do nosso amado Mestre não deve ser restrita aos dias de Natal, mas nos acompanhar por todos os dias do ano, todos os dias de nossa vida. Somente assim estaremos comemorando verdadeiramente o Natal!

Ano Novo: renove as esperanças

Feliz 2021

Assim como o Natal, no Ano Novo a renovação de energias e esperanças está presente e, dessa maneira é possível empregar toda essa vontade em novos planos para nossa vida.

Ainda que os planos mudem muito de pessoa para pessoa e que estejamos vivendo um período complexo, que exige cuidados para proteção contra Covid-19, tomamos a liberdade de dar algumas ideias para o ano que se inicia:

  • Tenha mais contato com a natureza
  • Perdoe sempre: a você e aos outros
  • Gaste menos do que você ganha
  • Sorria mais
  • Trabalhe com alegria
  • Tenha mais tempo para os que ama – mesmo que seja virtualmente
  • Dedique-se ao trabalho voluntário
  • Aprenda com seus erros
  • Renove seus sonhos
  • Aproxime-se mais e mais de Deus

Sabemos que existem muitas outras ideias que farão de seu novo ano, de sua vida, uma caminhada mais feliz.

O importante é jamais desanimar e ter sempre o apoio dos amigos, amigos que você tem, também, aqui no Gabi!

Tenham um Natal e um Ano Novo muito feliz, sempre com a presença de Jesus em nossos corações.

Deixe uma resposta