Clube de Leitura do Gabi incentiva o estudo do Espiritismo – mesmo à distância

O Centro Espírita Gabriel Ferreira mantém em sua programação o Clube de Leitura, destinado a estimular a leitura de obras da Codificação Espírita e dos clássicos da Doutrina, bem como promover o estudo do Espiritismo à distância ou presencialmente – dependendo das possibilidades.

Saiba mais sobre essa iniciativa.

Benefícios da leitura

Intimamente ligado à política, economia, ideias e religiões, os primeiros livros foram escritos em tabuletas de argila ou pedra e, posteriormente, veio o papiro e o pergaminho, seguido do códex (páginas costuradas). Com o tempo, passou por melhorias na “diagramação” e foi adotado o papel.

Quando Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis, o livro populariza-se graças ao custo mais baixo e, nos últimos tempos, surgem os livros digitais.

Independentemente do formato, contudo, uma coisa é certa: o livro é elemento essencial para o aprendizado humano e, também, para o estudo do Espiritismo – à distância ou presencialmente – e para sua divulgação. O Livro dos Espíritos, por exemplo, marca o início da Doutrina Espírita.

Um bom livro promove benefícios como:

  • Propiciar lazer e diversão;
  • Estimular a imaginação, motivando o desenvolvimento intelectual;
  • Melhorar a capacidade de compreensão de textos;
  • Aprimorar a redação;
  • Ampliar o vocabulário e a comunicação verbal;
  • Possibilitar a substituição de entretenimentos tecnológicos, promovendo a convivência;
  • Pode ser uma diversão conjunta para a família.

E, é bom lembrar, a leitura faz bem para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes!

O livro permite o estudo da Doutrina Espírita à distância ou fisicamente

Os livros são essenciais para a Doutrina Espírita. Para começar, nas páginas da Codificação Espírita encontramos os seus fundamentos.

Foi nas páginas da Revista Espírita, também, que o Codificador Allan Kardec encontrou um canal de comunicação entre ele e os adeptos da mensagem espírita, promovendo debates das ideias espíritas e a divulgação do Espiritismo em todo o mundo.

Em relação à divulgação do Espiritismo, sugerimos que conheçam detalhes do Auto de Fé em Barcelona, quando obras espíritas foram queimadas em praça pública, em 1861, a mando da Igreja Católica.

Através dos livros, a fé raciocinada atingiu pessoas em todos o mundo, ampliando o alcance dessa mensagem única e esperançosa. Além disso, a outros autores surgiram, expondo suas ideias e pesquisas nas páginas de livros que passaram a compor a biblioteca espírita.

E as vantagens vão além. Graças ao livro espírita é possível:

  • O estudo do Espiritismo em qualquer local – ou mesmo à distância;
  • Proporcionando o aprendizado, por consequência, permite a melhoria do indivíduo;
  • Desperta bons pensamentos e colabora para o equilíbrio espiritual;
  • Proporciona lazer e diversão;
  • Amplia a cultura.

Clube de Leitura do Gabi

Visando estimular a leitura, e todos os seus benefícios, bem como o estudo do Espiritismo, o Gabi – Centro Espírita Gabriel Ferreira, localizado na zona norte de São Paulo -, criou o Clube da Leitura.

Sua proposta é simples: escolhemos uma obra e divulgamos para que todos os interessados possam ler, refletir e anotar suas impressões ou dúvidas sobre o conteúdo – sempre nos pautando nos fundamentos contidos na Codificação Espírita para verificar se existe algum conceito equivocado, bem como afirmar os conceitos estabelecidos.

No dia marcado, as pessoas participam da discussão. Esse momento é aberto a qualquer pessoa, afinal, ouvindo os comentários é possível refletir, tendo acesso à educação proposta pela filosofia espírita – e quem sabe a pessoa sinta-se estimulada a ler o livro!

Quando temos as reuniões presenciais, o Clube da Leitura do Gabi, ocorre em uma reunião pública, em nossa sede – nosso centro espírita fica na Vila Maria Alta, em São Paulo.

No entanto, adaptamos o formato para uma reunião virtual, por conta do distanciamento social exigido pela Covid-19, permitindo o estudo do Espiritismo  à distância.

O próximo encontro virtual do Clube de Leitura do Gabi acontecerá em 13 de janeiro de 2020 (2oH) e a obra escolhida é Visão Espírita da Bíblia, de José Herculano Pires.

Leia e participe – para mais informações, fale conosco. Não perca a oportunidade de estudar o Espiritismo, mesmo que seja à distância!

Deixe uma resposta